Regresso às Aulas: Universidade, e agora? Como sobreviver à Universidade?

by - domingo, setembro 06, 2015


Olá meninas! Sei que tenho andado bastante ausente mas como tenho recebido bastantes pedidos para fazer posts sobre o regresso às aulas decidi dedicar um tempinho para tirar as vossas dúvidas. Esta época é bastante decisiva para quem vai entrar para o ensino superior, não é nada fácil esperar pelos resultados das candidaturas, e se por acaso não conseguiste entrar na 1ª fase, tenta novamente na 2ª fase e não desistas.

Se conseguiste entrar na escola que pretendias não desesperes pois vais ter muitas pessoas para te ajudar que tal como tu, já passaram por o que vais passar. Não tenhas medo em fazer amizades pois as amizades que podes fazer podem ficar para a vida. A maior parte das licenciaturas têm duração de 3 anos por isso todas as amizades que fizeres na Universidade vão te fazer lembrar de bons momentos com certeza.

3.jpg

A primeira coisa que deves pensar é se a escola onde foste colocado(a) é perto da tua escola. No meu caso tive de optar por alugar uma casa pois a minha faculdade é longe da casa dos meus pais por isso tive mesmo de mudar de casa, e se esse também é o teu caso aconselho as residências de estudantes pois estão bem equipadas e, além disso, podes ficar a conhecer mais estudantes que provavelmente estão na mesma escola que tu.

Em relação aos métodos de estudo e aos professores deves ter em conta que o ensino superior não tem nada a ver com o secundário. Os professores são muito mais exigentes e a matéria é mais rigorosa o que implica que tenhas medo de passar algum tempo diário apenas para o estudo. Para facilitar o estudo eu aconselho sem dúvida os marcadores de cores e os post-it. Acredita que vão ser uns grandes amigos na hora de estudares. Coloca a cores o que achas mais importante, assim quando reveres as matérias já sabes o que tens de compreender melhor. A agenda também é fundamental para quem vai para o ensino superior. Eu não consigo viver sem agenda e acreditem que uma agenda bem organizada é o primeiro passo para teres boas notas e para te organizares com tantas cadeiras. Eu anoto tudo na agenda: trabalhos, conceitos importantes e datas que não me posso esquecer. A agenda é mesmo uma boa amiga dos estudantes universitários.


Uma das coisas que também assusta muitos estudantes são as praxes. Se pertences a um grupo que tem um pouco receio da praxes e não a olhas com bons olhos, deves primeiro reunir toda a informação possível sobre como funciona a praxe na tua universidade: quem te pode praxar, como é o sistema, quais são os limites que nunca deves deixar ultrapassar... tudo isto para tua própria segurança! As praxes são boas pois ajudam os novos estudantes a fazerem novas amizades na escola e assim integram-se melhor. Não te preocupes com a grande mudança que te vai acontecer. Acredita que a vida académica é um dos melhores momentos da vida e tenho a certeza que nunca te vais esquecer dos bons momentos que passaste a "queimar as pestanas".

Vão este ano para a Universidade? Gostaram das dicas?
Beijos,
Girls Full of Style

Outros Posts:

0 comentários